A voz da multidão


Plataforma colaborativa possibilita com que se reúna informações sobre causas sociais em um único lugar, com a ajuda de outros interessados no tema

A imensidão da internet faz com que informações importantes se percam no emaranhado de portais, blogs, podcasts, redes sociais e tudo o mais. Fica difícil conseguir selecionar e receber o que melhor lhe interessa – aliás, está aí algo que renderia muito dinheiro se alguém inventasse algo para filtrar melhor as informações da internet sem ser por meio de um lotado RSS.

E aqueles que tem interesse por questões sociais, como a violação dos direitos humanos na Coréia do Norte ou a censura na China? Filtrar por temática ainda nos portais de negócio é tarefa mais do que inglória. Por que não reunir tudo em um mesmo portal, com atualizações constantes e selecionadas pelos melhores editores?

O CrowdVoice é isso. É um portal colaborativo de notícias sobre assuntos referentes aos temas mais caros aos usuários. Se você se interessa pelo desmatamento na Amazônia, por exemplo, e quer reunir informações em único local, o site te ajuda na tarefa. É só criar um tópico e começar a postar informações que você encontra na rede.

O interessante é que não é apenas você que fomentará a página sobre o assunto. Conforme mais informações forem colocadas, mais pessoas interessadas na temática chegarão até a página e colaborarão para que mais reportagens, vídeos, podcasts e posts estejam no portal. Além disso, eles também serão editores para te ajudar a aprovar nossas colaborações. A ideia é, realmente, criar uma comunidade focada na temática de sua preferência.

A plataforma, hoje, tem a pegada mais para causas sociais e sobre direitos humanos, até por causa dos criadores da ferramenta que fazem parte do MideastYouth.com, uma organização que “usa o poder das novas mídias para facilitar nossa luta contra a opressão no Oriente Médio e na África do Norte”, como explica o próprio site. Mas não significa que você não possa usar para outros assuntos. Nem no descritivo do site há algo restringindo os assuntos.

É difícil encontrar organizações brasileiras que tenham essa consciência de que as novas mídias e ferramenas podem ser usadas para facilitar nas lutas das causas sociais. Quando o assunto é usar as tecnologias para incrementar uma determinada causa, poucas entidades podem ser citadas como exemplos. Os casos internacionais são grandes inspiradores sobre o assunto. E repare que não é apenas nos EUA, como mostra o MideastYouth.com.

Abaixo, segue um vídeo explicando como usar o portal. Vale a pena conferir!

A dica foi de Diego Casaes

3 Comments

I think that to get the loan from banks you should have a firm motivation. However, once I’ve got a collateral loan, because I wanted to buy a building.

Deixe um comentário para Anônimo Cancelar resposta