A preocupação em usar as tecnologias para algum fim social é constante, inclusive em grandes empresas. Pode-se ver o crescimento de inúmeros projetos usando as ferramentas necessárias para promover o desenvolvimento humano ou sanar um determinado problema de uma comunidade. A grande questão é que boas ideias estão espalhadas pelo mundo, e não concentradas perto de quem possui a verba para financiar estes projetos.
O Google abriu em outubro de 2008 um concurso para ideias que possam modificar o mundo. No ano seguinte, durante um mês, abriu uma votação pública para que qualquer um conseguisse eleger as melhores 16 ideias entre as 154 mil enviadas. Hoje, finalmente, foram anunciadas as cinco vencedoras que dividiram o prêmio de US$ 10 milhões cedidos pela empresa.
O legal é ver que as ideias envolvem os conceitos tão interessantes da cultura de rede, como educação à distância, transparência pública e educação em áreas técnicas (hoje, por exemplo, o Brasil sofre pela falta de profissionais especializados).
Cada vez mais, projetos sociais estão ganhando espaço na rede para sanar problemas. E cada vez fica mais fácil de se conseguir financiamento. As empresas já veem a rede como um belo meio para se promover a ajuda social. Até o governo, por exemplo, promove editais focados em apenas cultura digital.
Vale prestar atenção nessas iniciativas e em outros projetos espalhados pelo mundo. São nas pequenas organizações que estão as grandes ideias para modificar o mundo.