Arte em todo lugar

Estamos tão acostumados com a paisagem em nosso redor que é difícil perceber a beleza que pode existir entre um e outro prédio ou de uma rua para outra. Mas saiba que o Brasil está cheio de obras de arte espalhadas pelas ruas, desde esculturas até pinturas e grafites. Para identificar e catalogar estas informações, surgem algumas iniciativas que valem a pena ser comentadas.
O Arte Fora do Museu é uma plataforma criada para mapear as obras de arte que estão espalhadas pelas ruas de São Paulo. Pode ser desde esculturas como os grafites que decoram as paredes de viadutos, avenidas e prédios. O projeto foi realizado por algumas pessoas da Casa de Cultura Digital por meio do edital Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet, realizado no ano passado.
A iniciativa busca preservar as obras que sofrem com as danificações do ambiente. Os grafites, por exemplo, são alvos constantes de depredação ou "limpeza", afinal, a própria prefeitura da maior metrópole do país têm políticas para pintar essas intervenções, como eu já comentei no post sobre A arte do centro de São Paulo.
O Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) também está se empenhando para desenvolver uma galeria virtual com as esculturas espalhadas pelo Brasil. O MuBE Virtual quer ser um grande banco de dados de esculturas – claro! – espalhadas pelo país. O site ainda está com uma navegação um pouco confusa, mas entrando lá você conseguirá entender melhor.
O usuário é convidado a participar do mapeamento e ajudar a achar as esculturas que estão ao ar livre no pais. Cada um possui uma ficha com informações sobre a obra, como a localidade, data de inauguração, motivo da existência do monumento e história da obra e do autor. Além de um belo centro de informações sobre obras tridimensionais, é um grande trabalho de conscientização para repararmos ao nosso redor, mesmo no trajeto que fazemos todos os dias de casa ao trabalho. Eu, por exemplo, nunca tinha percebido na linda escultura que tem em frente ao Hospital Universitário lá no Butantã.
Depois de conhecer as iniciativas, fica muito mais fácil perceber como o país é rico de arte nas ruas. Dê uma olhada no seu bairro, no bairro do lado, ali na praça. Você vai se surpreender! 🙂

Deixe um comentário