Livehoods: a vocação de seu bairro


Entender a vida orgânica das grandes cidades não é uma das tarefas mais simples. Aquele pequeno bairro em que você ia para apreciar as praças e a calmaria, de repente se torna um dos pontos mais badalados da cidade. Se já para as pessoas é difícil compreender essa dinâmica das metrópoles cada vez mais megalópicas, imagina, então, como deve ser para os governos, com suas burocracias e formas engessadas de trabalho?

Um grupo de pesquisa da Carnegie Mellon University, aqui dos EUA, resolveu usar as mídias sociais como forma de entender a real vocação dos bairros e regiões das cidades. O Livehoods usa os dados do twitter e do Foursquare sobre determinadas áreas para compreender a vocação do lugar. Como diz o site, “a hipótese por trás de nosso trabalho é de que a característica de uma área urbana é definida não somente pelos tipos de estabeleciomentos que há na região, mas também pelas pessoas que fazem daquela área parte de sua rotina”.

Quando se entra no mapa de Nova York, por exemplo, se vê essas várias bolinhas aí em cima na imagem. Cada cor representa um grupo, uma vocação, ou seja, dados que possuem algum padrão e podem ser aglomerados. Ao clicar em um bolinha, o serviço dá a informação sobre o estabelecimento, os cinco lugares mais visitados e mais cinco indicações de atividades singulares a se fazer por ali.

Pode-se perceber que a região do East Village, em Manhattan, é rodeada por estabelecimentos que possuem relação com universidades, como cafés dentro de faculdades, lanchonetes, quadras poliesportivas para estudantes e casas de shows. Tudo porque aquela área (e também Greenwich, bairro vizinho) é onde fica grande parte dos prédios da Universidade de Nova York, com isso, a vocação do lugar é mais focada no público estudantil. Em um bairro com uma população mais velha, como o Upper East Village, pode-se ver que um dos lugares mais visitados é um hospital e o tipo de bar mais frequentado é o pub.

Por enquanto, só há mapas para Nova York, Pittsburgh e São Francisco, todas nos EUA. Mas a fanpage do site no Facebook está no ar com uma enquete para descobrir qual será a cidade que terá o próximo mapa. Na relação, entre tantas outras, estão as brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Então, entre lá e dê o seu voto! Seria genial ter uma cidade brasileira analisada apenas por meio de mídias sociais.

E fica a pergunta: você sabe qual a vocação do seu bairro?

1 Comment

Deixe um comentário para Natália Cancelar resposta