# paisagemfabricada

Fabricando novas paisagens

Como eu disse lá no primeiro post, as paisagens estão em constante mudança. Seja por fenômenos da natureza ou pela ação do homem, o mundo ao nosso redor se modifica a cada segundo. E, agora, chegou a hora de esse blog mudar de paisagens.

Este é o último post do Paisagem Fabricada com este formato e hospedado no portal do Planeta Sustentável. Foram três anos mostrando iniciativas que modificam os códigos para provocar mudanças sociais. Informações que tentaram decifrar o que há por trás da rede, da tela, do computador, que poderia alterar a sociedade como percebemos.

Para esta última mensagem, deixo como exemplo a Constituição colaborativa da Islândia. Em vez de decidir os rumos do país por meio de políticos em prédios fechados e decisões arbitrárias, o governo permitiu com que os cidadãos opinassem na elaboração de uma nova Constituição por meio de Facebook e Twitter. Foram cerca de 117 mil pessoas colaborando para que a nova carta de diretrizes do país fosse composta.

A abertura do governo foi uma resposta à crise de 2008, em que o estado se viu afundado em dívidas com bancos provocadas, em grande parte, por causa da corrupção dos políticos. Já que eles não conseguiram livrar o país da crise, passaram o bastão para os cidadãos, que criaram uma Constituição que traz ao estado maior controle dos recursos naturais da região – e não mais deixa nas mãos das empresas exploradoras.

O país, agora, parece estar em uma situação econômica bem melhor. A Constituição, embora já criada (pode ser lida na tradução em inglês aqui), só será votada entre abril, maio de 2013. Mesmo assim, é um belo exemplo de como o cidadão comum pode mudar o rumo de uma nação inteira, fabricando novas paisagens para o futuro.

O trabalho deste blog continuará no domínio www.paisagemfabricada.com.br. Além de iniciativas que envolvam as tecnologias para fins sociais, ainda comentarei sobre outros processos que fabricam e programam novos mundos. Uma nova perspectiva.

Vejo vocês por lá! 🙂

0 comments
Comente