Categories
Planeta Sustentável

ForestWatchers: vamos vigiar as florestas?

 


Chegou a hora de você, realmente, ficar responsável por monitorar o desmatamento no mundo. Não mais culpar governos, institutos de pesquisa, ONGs ou o que for. É você x culpadx por não identificar como está determinada área e apontar o que está acontecendo na região.

O ForestWatchers quer construir uma comunidade de “vigilantes da floresta”, ou seja, pessoas que se voluntariam para identificar áreas de floresta e de desmate. Como? Tudo pelo seu computador. Há uns tempos, comentei sobre grid computing, ou computação em gride, em que, basicamente, se usa o tempo e processamento ocioso da sua máquina para destinar a projetos grandes. O ForestWatchers parte do mesmo princípio: quer usar o tempo livre de seu computador para processar as imagens e informações das regiões de floresta.

Mas, assim como o OldWeather, a iniciativa não quer só usar a sua máquina. Quer que você participe também. A ideia é usar o seu protetor de tela para que você diga e identifique os pontos de floresta. Por enquanto, o sistema apenas está funcionando online, sem dar para baixar para o seu computador. Mas – e talvez seja o mais interessante – é que a plataforma está baseada em um sistema aberto de “crowd sourcing”, ou seja, um programa para participação colaborativa em que qualquer um pode mexer e ajudar na implantação.

Que tal dar uma mãozinha por lá?

Assim, não só o sistema vai estar pronto mais rápido, como o monitoramento será mais eficaz. Quem se escrever por agora como usuário comum pode realizar algumas tarefas já, como demarcar se as imagens dos satélites estão muito nubladas ou não. E, ainda, quem quiser ir mais ao fundo, em breve, há a possibilidade de criar aplicações com os materiais coletados pelos satélites.

O que acha? Vamos ajudar a iniciativa a sair de sua versão alpha para chegar à beta?

Foto: ©NASA 

12 replies on “ForestWatchers: vamos vigiar as florestas?”

Me voluntarío com prazer a ajudar no que for possível!! Sou meio ruim de computador e informática, aliás, ruim é um eufemismo, mas estou disposto a ajudar mediante orientações.

Grato, Márcio.

Me voluntório, e tambem quero ajudar, com as orientações necessárias para o desenvolvimento da tarefa.

Grato e um Abraço. Sandro

importante iniciativa para nos conscientizarmos do que acontece ao nosso redor, que fazemos parte e porque nos afeta diretamente.

Conte comigo! Preservar as florestas garantirá boa parte do ar que as futuras gerações necessitarão para viver.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *