# paisagemfabricada

City 2.0: qual o seu desejo para mudar o mundo?

Como criar uma cidade totalmente conectada, interativa, colaborativa, 2.0? O TED, aquela iniciativa que tem como slogan “ideias que merecem ser espalhadas” e promove palestras inspiradoras, criou uma plataforma como meio de articular pessoas, ideias e recursos para tornar esse futurismo realidade.

O “City 2.0”, como diz o próprio site, foi criado para “dar assistência aos cidadãos em qualquer lugar do mundo para criar sua própria Cidade 2.0. Ele se tornará uma rede em contínua expansão e será referência de projetos que envolvam as cidades, com a habilidade de escalonar sucessos, aprender com os erros e instigar uma ação global”. É um projeto e tanto, no fim.

Na verdade, a iniciativa que financiou o projeto é o TED Prize, que anualmente dá um prêmio de US$ 100.000 como forma de viabilizar “um desejo para mudar o mundo”. O City 2.0 é a forma que eles encontraram para nesta edição de 2012 escolher 10 projetos que criem essa cidade. Se você tiver uma ideia de projeto, não demore!, as inscrições vão até amanhã (15 de maio!). Deve-se preencher o formulário e criar um perfil na plataforma. Depois disso, adicione a sua ideia e em que região da cidade ela afetará.

A plataforma cruzará os dados sobre recursos e pessoas e te indicará quais são as mais aptas para lhe ajudar na tarefa. Assim, mesmo que você não ganhe o prêmio, poderá ainda articular uma comunidade interessada em lhe ajudar a realizar seu projeto.

Vale a pena entrar e conferir os recursos disponíveis – além, claro, de cadastrar os seus!

O vídeo, que pode ser acessado aqui, dá uma ideia também do tamanho do projeto.

Qual o seu desejo para mudar o mundo e sua cidade?

1 comment
  1. Alexandre Ferreira says: %d 20UTC %B 20UTC %Y%H:%M 10Sun, 20 May 2012 10:30:51 +000051.

    gosto muito de uma frase do Dalai Lama em que diz que antes de querer mudar o mundo devemos olhar pra dentro de casa. E quando faco isso, me deparo com uma grande insatisfacao pessoal. Tem um rio na minha cidade que fez parte da minha infancia que esta totalmente poluido e cada vez que nos encontramos, tenho a impressao que ele chora e me pergunta porque eu o abandonei? Paresse alguem da minha familia que eu nao tenho dado importancia. Gostaria muito de fazer alguma coisa pelo Rio Joanes, em Lauro de Freitas, na Bahia. Se alguem se sente assim tambem em relacao a este Rio, vamos trocar ideias e talves motivar algumas pessoas a limpar o Rio.
    Alexandre Ferreira

Comente