Categories
Planeta Sustentável

A cachaça nossa de cada dia


E muito se fala de iniciativas na gringa, com e sobre a cultura estrangeira, mas pouco se vê de exaltação ou comprometimento com a cultura brasileira. Afinal, o que anda saindo por aí na rede que demonstre a cultura brasileira? O que de nossa cultura é importante para pesquisarmos, entendermos e nos interessarmos?

Ué? Nada mais do que a cachaça nossa de cada dia! O Mapa da Cachaça quer ser o repositório de informações, entrevistas, marcas, sabores, cores, histórias e tudo o mais que envolver a água-que-passarinho-não-bebe. Como eles mesmos dizem, “nós criamos esse projeto para a valorização da cachaça como patrimônio nacional. Nosso intuito é conhecer mais sobre esse destilado e, por tabela, aprender mais sobre a cultura e história do Brasil.”.

Lá você pode ver programas sobre a bebida, como Alambique Brasil, focado na história da bebida e como ela foi ganhando adeptos durante os tempos; ou o Cachaça e Cozinha, que explica como harmonizar diferentes drinks com as refeições; ou o Sommelier de Cachaça, para aprender como a degustar essa deliciosa bebida.

Você sabia, por exemplo, que a cachaça surgiu apenas a 32 anos depois do descobrimento do Brasil? E mesmo assim ela continua sem o mesmo reconhecimento do que o vinho tem na França, do que o whisky tem na Escócia, do que a tequila no México ou do que a vodka na Rússia. É uma bebida, enfim, praticamente ignorada pelos admiradores de destilados – e de fermentados também. Agora, há uns poucos anos, que ela vem criando seu público cativo e de seguidores.

O Mapa da Cachaça é uma oportunidade de se entender como a cultura brasileira acolheu a bebida e preservar as raízes de um produto que a cada vez mais conquista novos fãs. Os conteúdos multimídias publicados no site são uma roupagem nova daquela tradicional pinga que nossos avós tomavam nos botecos da vida. É uma versão moderna e jovem para o que seria esquecido no passado.

Vale a pena acompanhar as informações!

2 replies on “A cachaça nossa de cada dia”

Bruno Rezende – diz:Muito bom este post Thiago.Quando criei o blog Coluna Zero, que fala sobre meio ambiente, fiz questão de colocar a cachaça como um dos ingredientes.Eu defendo que a cachaça é a melhor representação de uma típica bebida brasileira, além de ser um elemento indispensável na composição de uma caipirinha, mistura que conquista pessoas de todo o mundo. E se considerarmos que a cachaça é capaz de aquecer o corpo, descontrair as pessoas e tornar interessante a mistura sem graça de gelo, limão e açúcar, é aceitável que ela possa fazer o mesmo em outras coisas frias, como a internet e o papo de meio ambiente, que geralmente é bem sem graça.Parabéns pelo post valorizando nossa cultura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *