Categories
Planeta Sustentável

Purpose: propostas para engajar


Movimente-se! A rede tem sido palco de mais e mais movimentos para engajar os cidadãos em causas referentes aos direitos humanos, limpeza do país ou, até, para obter informações sobre como transformar o nosso mundo em um mais sustentável. A internet não é mais coadjuvante dos processos políticos, mas passa a ser palco e atorx (para não definir gêneros) principal em diversas iniciativas.

A Purpose é um exemplo. Como diz o seu site, “a Purpose cria movimentos do século 21. Nós procuramos meios para que movimentos possam ajudar a resolver problemas globais”. Ou seja, a empresa social (que tem lucro, mas procura um impacto social) desenvolve plataformas para o engajamento cívico e distribuição de informação que possa modificar a realidade de comunidades, cidades ou, até, países.

Entre as suas iniciativas está a “Meu Rio”, que tem foco na mudança de cultura do carioca quando o assunto são políticas públicas para a cidade. A cidade será palco de dois dos maiores eventos do planeta nos próximos seis anos, recebendo investimentos de diversos governos e empresas: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Agora, qual foi a participação do cidadão da cidade maravilhosa para direcionar o montante investido? Quase zero (só para não dizer totalmente zero). É nesta falta que o projeto quer entrar.

Quer-se ser o meio para que o carioca discuta as políticas públicas para a sua cidade e levante as demandas para onde esses investimentos devem ser direcionados. O projeto ainda não foi lançado oficialmente, mas já é interessante ver uma entidade estrangeira pensando em atingir brasileiros, principalmente com o foco nos jogos esportivos.

A instituição – que também tem uma fundação destinada a ser incubadora para organizações sem fins lucrativos – é responsável pela criação do Avaaz, que ficou famoso por terras tropicais graças à articulação para arrecadar assinaturas para a aprovação do Ficha Limpa.

Eles são também articuladores e criadores de uma plataforma internacional para o engajamento a favor dos direitos LGBT e um movimento a favor dos carros elétricos.

Vale a pena acompanhar!

One reply on “Purpose: propostas para engajar”

Alessandra Poubel – diz:Quem quiser saber mais sobre a Purpose, pode entrar em contato conosco através do info@purpose.com. Em relação ao Meu Rio, saibam que ele é fruto não só do trabalho da Purpose, mais de uma articulação mais ampla entre líderes da sociedade civil do Rio de Janeiro, investidores, e jovens empreendedores de movimentos que estão levando essa ideia adiante!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *