Categories
Planeta Sustentável

Limpa Brasil: saiba como mapear os pontos de lixo!


O povo por aqui já até comentou, mas eu vou entrar em outros detalhes para vocês entenderem melhor. Não é complicado. E exige a sua participação – e atenção. Afinal, o tema está em todos os lugares justamente para mudarmos a nossa percepção e iniciarmos a mudança cultural que tanto precisamos.

O Limpa Brasil Let’s Do It! é uma ação que aconteceu primeiro na Estônia e que está chegando em terras tropicais para ficar durante 10 anos. Em parceria com a Unesco, quer-se modificar a cultura do brasileiro quando o assunto é o lixo que produzimos – e onde o despejamos. O meio para isso é uma ação, em um único dia, em que voluntários se juntam para limpar determinadas áreas de sua cidade. Mas como saber qual área deve ser limpada?

É para orientar essa ação que foi customizada uma versão da ferramenta de código aberto OpenStreetMap para que os voluntários mapeiem os pontos mais críticos de sua cidade. A plataforma foi iniciada na Estônia, mas aqui no Brasil ela ganhou novas customizações e está pronta para que outras pessoas a peguem e a usem também para outros fins (a ferramenta foi desenvolvida em software livre e pode ser copiada, remixada, reinstalada e tudo o mais). Quem está cuidando do desenvolvimento dela sou eu, por causa da Veredas.

Agora, se você está interessado em mapear os pontos críticos de lixo na sua cidade, eis um passo-a-passo para te ajudar a colocar conteúdo nessa imensidão de Brasil.

1) Entre no site www.limpabrasil.com;
2) Clique no balãozinho verde “Seja um voluntário: inscreva-se!”;
3) Preencha todos os campos. Eles são importantes para sabermos o seu perfil e direcionarmos informativos sobre a sua localidade ou a que você pretende atuar;
4) Clique em “Criar nova conta”;
5) Pronto! Você deverá cair na página do mapa, com a sua foto à direita e algumas informações sobre você.

Fácil! Já devidamente cadastrado, é só adicionar pontos de lixo na sua região. Como você pode ver, no mapa, lá no canto superior direito, há dois botões: “Mova o mapa” e “Adicionar/Editar Ponto de Lixo”. Esses são botões importantes para navegar pela ferramenta.

Quando a opção “Mova o mapa” estiver laranja, você só poderá andar pelas localidades clicando, segurando e movendo a imagem. Você poderá sair de São Paulo, por exemplo, e ver os pontos de lixo lá do Rio de Janeiro. Ou vice-versa. Fique à vontade para explorar o Brasil e as regiões que mais precisam da ação.

Se você já tiver achado a localidade e quiser adicionar um ponto de lixo, é só clicar em “Adicionar/Editar Ponto de Lixo” – você vai ver que ele ficará laranja. Todos os cliques que você der no mapa serão para adicionar novas denúncias, então, cuidado! Depois que você clicar, uma caixa branca com diversos campos aparecerá. Tente preencher todos. As informações que estiverem ali – principalmente as que descrevem o lixo, como altura, peso ou a própria descrição física – ajudarão muito quando fecharmos a estratégia de logística da ação.

Se você quiser adicionar uma foto ou vídeo tirados por seu celular, é fácil! É só publicá-los em sua plataforma preferida, como Flickr, YouTube, Picasa ou Vimeo, e copiar e colar o link do seu material. Nós não queremos que você deixe de usar os seus serviços preferidos. Pelo contrário. Gostamos de pensar a ferramenta como um encontro de todo esse material. Daí, depois de tudo preenchido, é só clicar em “Salvar” que, pronto!, seu ponto estará entre os “Pontos mais recentes”, além de cadastrado no seu perfil para que você tenha controle sobre quais você fez e quais ainda faltam.

É isso! Agora, é só sair por aí mapeando os pontos e se sentir dentro de um jogo de War de territórios de lixo. Quem mapear mais pontos ganha!

0 replies on “Limpa Brasil: saiba como mapear os pontos de lixo!”

kenia silva – diz:Boa tardeJá procurem de todas as formas possíveis um ponto de entrega em belo horizonte. Tenho um material para descartar e não gostaria de eliminá-lo de outra forma a não ser para reciclagem. Pelo amor de Deus alguém me ajuda.Aguardo e agradeço.

Miranda – diz:Estamos tentando uma limpeza e urbanização no Corrego Popuca, mas a prefeitura de Guarulhos não esta fazendo a parte dela, tivemos que recorrer ao MP para limpeza. E ai prefeito vamos dar uma cara nova ao corrego ?

Adailton Saraiva de Barros – diz:Boa NoiteTurma do Limpa Brasil estou ligado nessa, estamos roçado o córrego popuca, construindo muro de pneu recolhido das ruas, dos córregos, dos terrenos baldios e das áreas públicas para que não tenhamos dengue em nosso municipio, “nunca se faz uma amizade sem teu amigo” então nunca jogue lixo e entulho em pontos desconhecido procure sempre um PEV.Guarulhos, 03/06/2011 às 22:50h

NELSON – diz:estamos tentando limpar a rua carlos de carvalho no centro do rio.perto da cruz vermelha brasileira.mais os visinhos e as emprezas nao colabaram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *