Categories
Planeta Sustentável

Para prever o futuro do clima, veja o passado


Nós já sabemos que o clima está doido. Os cientistas dizem que a culpa é do aquecimento global, que provoca alterações climáticas em todas as regiões do mundo. Daí se vê fenômenos naturais estranhos acontecendo por aí, como redemoinhos em regiões que antes não eram propícias, tsunamis cada vez maiores e enchentes e mais enchentes por causa de chuvas cada vez mais fortes. Mas será mesmo que isso é provocado somente pelo aquecimento do planeta?

Talvez não. Uma iniciativa envolvendo diversas organizações de língua inglesa, como a Universidade de Oxford, quer usar a sua ajuda para melhorar a previsão do tempo. Como diz um vídeo de divulgação, “o projeto não é sobre provar ou não o aquecimento global. Nós precisamos coletar o máximo possível de dados históricos sobre os oceanos, porque se queremos entender o que acontecerá com o clima no futuro, então nós precisamos entender o que aconteceu com o clima no passado.”

É isso que o projeto Old Weather (ou Velho Clima, em tradução livre) pretende. Para isso, ele disponibiliza registros históricos sobre o clima que navios documentaram no passado. Os registros, claro, são todos escritos à mão, por isso a dificuldade de computadores fazerem a catalogação – a mudança na letra, as anotações fora dos espaços previstos, palavras que uma máquina não conseguiria identificar, enfim, são várias as variáveis para que um computador não faça o trabalho.

Assim, quem estiver interessado em ajudar a tornar a previsão climática em algo mais preciso, é só entrar no site e pegar uma documentação para fazer. É só escolher um dos navios e ver qual documentação precisa ser transcrita para que um computador consiga trabalhar depois.

Ajude a tornar a previsão climática mais precisa!

4 replies on “Para prever o futuro do clima, veja o passado”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *