Categories
Planeta Sustentável

Toque em uma orquestra sem sair de casa!


Já pensou em fazer parte de uma orquestra? Ou cantar em um coro com mais de 240 vozes? E ter a sua performance vista mais de 1 milhão de vezes por pessoas do mundo inteiro? Pois saiba que há diversos projetos musicais na rede que pedem a colaboração de qualquer um para compor uma obra.

O maestro Eric Whitacre jogou no YouTube, no começo de 2010, um vídeo chamando para que qualquer um grave alguma linha (tenor, soprano, contra-alto e baixo) de sua composição “Lux Aurumque”. A ideia é que a pessoa grave o vídeo e publique como resposta ao chamado. Ao todo, foram 185 cantores de 12 países que mandaram suas colaborações e criaram esse coral virtual que você pode ver abaixo.


Whitacre ainda seleciona as contribuições que farão o solo, como se fosse um coro real e que dependesse apenas da qualidade das performances. Atualmente, o maestro está finalizando mais um vídeo colaborativo de sua música “Sleep”, que recebeu impressionantes 2052 colaborações e será lançado agora em abril.

Agora, se a sua praia não é cantar, mas tocar algum instrumento, há outro projeto na mesma linha, mas para montar uma orquestra. O “Little Symphony” quer montar uma orquestra virtual com colaborações do mundo inteiro. A primeira música a puxar o projeto é a “Canon em Ré maior”, de John Pachelbel, e eles ainda estão abertos a novas submissões! Por mais que a música seja majoritamente para violoncelo e violino, transponha para seu instrumento e colabore!

O projeto de orquestra ainda tem uma página no Facebook para mandar informações sobre novas chamadas e avisar o status das composições.

Vale acompanhar os resultados dos dois projetos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *