Categories
Planeta Sustentável

Encontro: Recursos Educacionais Abertos


A tendência é ser aberto. Tudo pode (deve?) ser remixado, recriado, reinventado e reestruturado. Não há como segurar a onda de abertura que as tecnologias proporcionaram na sociedade.

A lei de direito autoral, por causa disso, deverá sofrer mudanças para se adequar a essa nova realidade. Surgiram licenças mais brandas de autoria para liberar produções culturais para outros autores de forma limpa, segura e clara. Por que não considerar também a metodologia educacional nesta temática?

A Casa da Cultura Digital organizará amanhã, 27 de abril, terça-feira, um encontro entre profissionais e interessados no tema para discutir o futuro dos recursos educacionais abertos no Brasil e no resto do mundo. A ideia é conseguir ampliar ainda mais a discussão sobre a temática e incentivar os educadores a pensarem em disponibilizar seus conteúdos de forma mais amigável para que seus companheiros de trabalho possam readequá-los a suas realidades.

Como diz o convite explicativo, “REA são quaisquer materiais educacionais que, por serem licenciados livremente, são utilizáveis, alteráveis, remixáveis e podem ser compartilhados livremente por todas as pessoas. São livros, artigos, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens e outros recursos compreendidos como bens educacionais essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura”.

Participarão do encontro representantes da Flat World Knowledge, do Projeto e Comunidade REA-Brasil, do Educarede Brasil, do Instituto Paulo Freire, da Peer 2 Peer University, entre outros. A pauta para as discussões abordará desde licenças livres, educação à distância e “multilinguarismo” até benefícios para pessoas com necessidades especiais.

Por mais que este tipo de conceito ainda não faça parte de sua realidade, vá ao encontro. É bom para conhecer novos meios de se pensar a educação no Brasil e entender porque o movimento ganha força no mundo. O blog do projeto tem mais informações para quem quer se interar, além de disponibilizar um folder para a divulgação do conceito.

Vale conferir!

Serviço:
Quando? Terça-feira, 27/04, às 16h
Onde? Casa da Cultura Digital – Rua Vitorino Carmilo, 459, Sta. Cecília (próxima à estação de metrô Marechal Deodoro e ao Theatro São Pedro) São Paulo/SP
Entrada? De graça!
Inscrição? Aqui, ó!

3 replies on “Encontro: Recursos Educacionais Abertos”

If you want to buy a car, you would have to receive the personal loans. Moreover, my sister commonly takes a consolidation loan, which seems to be really useful.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *