Categories
Planeta Sustentável

Transformar informação em ação


O noticiário, como não poderia deixar de ser, nos dá diversos materiais para usar as tecnologias de forma inteligente ou engajadora. Seja nos mostrando casos de escândalos governamentais, situações calamitosas ou questões comportamentais que geram intrigas. E as ferramentas na web podem nos ajudar a transformar essa quantidade de informações em ações práticas focadas em cidadania.

A Casa de Cultura Digital, há um mês, organizou um evento para lançar a versão traduzida do documentário do projeto “10 tactics for turning information into action” (ou, na versão em português, “10 táticas para transformar informação em ação”). O objetivo da iniciativa é entender como ativistas usam as tecnologias digitais para criar uma ação propositiva sobre determinada causa.

Para conseguir orientar as pessoas sobre o uso dessas ferramentas, como o próprio nome diz, eles criaram 10 tópicos e produziram material impresso e em vídeo explicando cada um. São eles (os links levam para os vídeos em inglês, originais):

1) Mobilize as pessoas;
2) Testemunhe e grave;
3) Visualize sua mensagem;
4) Divulgue histórias pessoais;
5) Adicione humor;
6) Administre seus contatos;
7) Saiba trabalhar dados complexos;
8) Use a inteligência coletiva;
9) Permita com que as pessoas façam perguntas;
10) Investigue e divulgue!

O documentário mostra diversos exemplos de pessoas que usaram essas ferramentas para mudar alguma situação que ia contra os direitos humanos em seus países. Um dos exemplos é o TortureInEgypt.net, um blog criado por Noha Atef para demonstrar os casos de violência que aconteciam no Egito. Graças ao trabalho de Noha, diversas pessoas presas ilegalmente foram soltas, além de disponibilizar um serviço para que cidadãos agredidos saibam a quem recorrer e como.

O material faz parte da ONG internacional Tactical Technology Collective, que não só cria esses tipos de manuais, como organiza diversos eventos para que ativistas se encontrem e troquem experiências.

Outro projeto, por exemplo, de uso das novas tecnologias para uma causa maior é o “Base NGO in-a-box”. São diversas indicações de ferramentas e tutoriais focados em organizações sem fins lucrativos de pequeno a médio portes. O mais interessante é que todo o material é gratuito e usa ferramentas livres e abertas, permitindo com que a própria instituição faça a manutenção de seu material.

2 replies on “Transformar informação em ação”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *